segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Proposta de Mudança do Código Florestal Brasileiro - Washington Novaes

O texto aqui reproduzido foi extraído do site do Repórter Eco, da TV Cultura: http://www2.tvcultura.com.br/reportereco/artigo.asp

Proposta de Mudança do Código Florestal Brasileiro

Washington Novaes, jornalista, é supervisor geral do Repórter Eco.

É fundamental que a sociedade pressione a Câmara dos Deputados e o Senado, para que não aprovem mudanças no Código Florestal propostas pelo deputado Aldo Rebelo, do PC do B, à Comissão Especial de Meio Ambiente da Câmara, e que ali têm forte apoio da chamada bancada ruralista.

As emendas propõem a redução de áreas de preservação permanente à beira de rios e córregos, várzeas e topos de morros. A permissão para ocupar com agricultura e pastos áreas desmatadas ilegalmente até 2008. Anistia para desmatadores. Redução de reservas legais em áreas de floresta e muito mais.

Tudo isso pode num primeiro momento até aumentar a rentabilidade da agricultura e da pecuária. Mas prazo maior será um verdadeiro tiro no pé.
Porque a preservação da vegetação é decisiva para a fertilidade do solo e para a conservação da água no subsolo - água que vai formar os rios e córregos em todo o país. E que estudos recentes mostram que já está diminuindo.

O que o Brasil precisa não é de um Código Florestal mais permissivo. Ao contrário, precisa - como tem dito o professor Aziz Ab´Saber, da Universidade de São Paulo - de um Código da Biodiversidade, que a proteja junto com os serviços naturais. Porque essa é a verdadeira e maior riqueza de um país.

Nenhum comentário: