sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Aldous Huxley: Admirável mundo novo / Brave new world


Admirável mundo novo foi escrito em 1931 por Aldous Huxley, neto do biólogo Thomas Huxley, notável cientista que viveu no século XIX e grande divulgador das idéias de Charles Darwin.
Aldous Huxley profetiza neste livro uma sociedade completamente organizada e dividida em castas, onde a liberdade individual não existe. Por meio de um condicionamento metódico, a servidão torna-se aceitável, mediante doses regulares de felicidade quimicamente transmitida pelo soma (um tipo de droga liberada e de ampla aceitação) e com a formatação de condutas exercida por ortodoxias e ideologias, ministradas durante o sono.

Nesta sociedade tudo é excessivamente organizado, bem sucedido, não existe violência, todas as pessoas são (quimicamente) felizes. Aparentemente, pois também não há liberdade para agir, falar e, até mesmo - pensar, dentro de tal cenário vertiginoso.

Vá até a biblioteca pública mais próxima e boa leitura!

Breve vídeo com o autor:

*A equipe do blog agradece especialmente a Rafael Kamke, que também é autor desta postagem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bela resenha de um livro magnífico.
Leitura indispensável para quem gosta de ficção científica, mas também para aqueles que gostariam de saber como dominação e submissão podem de fato ser produzidos, embora de maneira fictícia no livro.
Parece que o "soma" tem vários correspondentes hoje em dia. Para mim, o maior deles chama-se "medo". Através do medo que é imposto pelos dominadores, toda uma sociedade pode facilmente ser submissa. Bom, a discussão leva longe... Abraços e parabéns.

Anônimo disse...

Nice answers in return of this query with genuine arguments
and describing everything about that.
My page - tufts health care